Destaques sobre as preposições

Quando estamos redigindo um texto, algumas dúvidas sobre uso de certos pronomes é bem comum. Primeiro vamos explicar a diferença de a princípio e em princípio.

A locução a princípio é utilizada em textos narrativos, para assinalar um evento anterior a um outro que vem depois. Exemplos:

Li a carta, mal a princípio e não toda, depois fui lendo melhor.¹

A locução em princípio é utilizada em textos argumentativos/ dissertativos e serve para destacar uma ideia. Por exemplo:

A humanidade estava por demais adiantada para que se pudesse ainda defender em princípio, a escravidão, como o haviam feito nos Estados Unidos.²

Agora vamos exemplificar o uso de através de :

O uso de através pode significar lado a lado :
Ex; Via a luz através da vidraça
       O home através dos séculos, vem criando uma ciência cada vez mais eficaz.

A locução através pode expressar o sentido de por meio de, em expressões como : " Aprenda através de exercícios", apesar de já a dicionarizada, ainda não encontra unanimidade dentro da língua padrão. Em seu lugar devem usar-se por meio de, por intermédio de: Aprenda por meio de/ por intermédio de exercícios.

Outra duvida recorrente é o uso ou não de crase nas palavras à vista e a prazo, Veja a baixo :

A expressão à vista é utilizada com emprego do acento grave na crase, uma vez que a palavra vista é feminina. Portanto sua ortografia será: "Comprou tudo à vista". Já a expressão a prazo não possui acento, uma vez que a palavra prazo é masculina. Portanto ficará dessa maneira: " Comprou tudo a prazo".

Nas expressões somos quatro ou estamos em quatro, normalmente empregamos o em junto a elas. Porém nós não o pregamos nesses casos:

Ex: Somos quatro a reclamar dessa situação.
      Estávamos quatro, outro dia, conversando sobre o vestibular.


Notas: 1. Joaquim Maria Machado de Assis, Dom Casmurro.Página da Web
           2. Joaquim Nabuco, Minha Formatação, p. 169     
Fonte: "Gramática Miníma - Para  o Domínio da Língua Padrão", por Antônio Suárez Abreu. 3ª Edição. São Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas